Buscar
  • Lilian Bussolini

Taxa de empreendedorismo de pessoas entre 55 e 65 anos foi a que mais cresceu em 13 anos: 57%.

Atualizado: 9 de Mar de 2019

Nos últimos 5 anos, a população com 60 anos foi a que mais aumentou, subiu de 25,4 milhões para 30,2 milhões — alta de 18,8%. A maior concentração de idosos foi registrada das regiões Sul, com 16,5% e Sudeste, com 16%. No Brasil, essa faixa etária representa 14,6% conforme mostrou pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a taxa de empreendedorismo na faixa de 50 a 59 anos foi a que mais cresceu em 13 anos (57%), seguida justamente pela faixa etária acima dos 60 anos. Ainda segundo a pesquisa, 46,8% dos empreendedores com mais de 55 anos empreendem por necessidade.


Ainda, de acordo com o Sebrae, sobre o perfil do potencial empreendedor aposentado, ficou evidente a disposição para empreender entre aqueles que estão chegando à aposentadoria: 1 a cada 10 tem a intenção de abrir um negócio próprio nos próximos 2 anos. Seja para aumentar a renda da família, seja para ocupar o tempo ou simplesmente para fazer algo que realmente gosta, para esses pesquisados, aposentadoria significa continuar trabalhando, e muito.

Mulher com 60 anos empreendedora

A pesquisa do Sebrae também mostra que a maior taxa de mulheres empreendedoras está nesta faixa etária: 61% dos empreendedores iniciais são mulheres.


E esses empreendedores "maduros" não estão para brincadeiras, tanto é que alguns já participaram do InovAtiva Brasil, programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).


Apareça e CRESÇA!

Virtual de A a Z


Fontes: IBGE e SEBRAE

0 visualização

Virtual de A a Z    I  +55 48 99104 2404   I   lilian@virtualdeaaz.com   I   Florianópolis   I   SC

© 2017 - Todos os Direitos Reservados

  • LinkedIn Virtual de A a Z
  • Facebook Virtual de A a Z
  • Instagram Virtual de A a Z