Perguntas frequentes
O que é hospedagem de um site?
Hospedagem de site é um serviço online, de armazenamento, que permite a publicação de um site na internet. Quando você adquire uma hospedagem, basicamente você está alugando um espaço dentro de um servidor. Nele ficam armazenados todos os arquivos e dados necessários para o bom funcionamento do site e que seja visualizado 24h por dia e no mundo todo.
O que é um servidor?
Um servidor é um computador físico que nunca é desligado para que seu site ou aplicação esteja sempre online.
O que é provedor de hospedagem?
Um provedor de hospedagem é responsável por manter o site no ar e funcionando, proteger de ataques maliciosos e transferir seu conteúdo (texto, imagens, arquivos) do servidor até o navegador do visitante.
O que é um provedor de acesso?
Provedores são serviços que têm a função de conectar um computador à Internet permitindo a navegação em sites e acesso a serviços como envio e recebimento de e-mail.
O que é navegador?
Também chamado de “Browser” ou “Web Browser” é o programa que transforma a linguagem dos sites em tudo isso o que se vê na tela. Os mais usados são Google Chrome, Mozila Firefox, IE e Opera.
O que é URL ou "domínio"? Pra que serve?
Domínio é o endereço de um site na Internet ou URL. Exemplo: www.seudomínio.com.br
É o caminho pelo qual se chega ao conjunto de arquivos. Por meio dele, possíveis clientes encontram seu site e sua marca fica protegida na rede. O importante é que a URL tenha o nome do seu negócio, desde que não tenha sido registrada antes por outra pessoa.
Por que devo registrar um domínio?
Ao registrar um domínio você está garantindo a sua marca na INTERNET e evitando assim que outros tentem utilizar o mesmo nome que você escolheu.
Quais os tipos de site que existem? Os principais são:
Site Institucional:
O site institucional é o mais usado pela maioria das empresas. Ele é composto, basicamente, por algumas páginas de informações sobre o negócio, serviços e produtos, preços, e formas de contato. Esse tipo de site é praticamente um cartão de visitas online.
É ideal para apresentar sua empresa de forma profissional na internet para os seus clientes.
Site dinâmico
Em contraste com o site Institucional, como o próprio nome diz, este tipo oferece mais dinamismo e permite que alterações sejam feitas de maneira mais fácil. O conteúdo é sempre atualizado e há a incorporação de um blog, o que dá a oportunidade para que a empresa possa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para Buscadores (SEO) – duas ferramentas essenciais para atrair clientes em potencial no meio online, além de fortalecer a relação com a audiência, e atrair e nutrir os leads.
Sites dinâmicos costumam ser integrados às redes sociais, possibilitando a troca de conteúdo entre mídias – você pode postar vídeos, imagens, infográficos de outras mídias em seu site com rapidez e facilidade.
E-commerce ou Loja virtual
Também chamados de sites de comércio eletrônico, são usados para vender ou comprar um produto; ou contratar um serviço diretamente do computador. Um site de e-commerce é excelente para comerciantes e lojistas que pretendem expandir seus negócios, exibindo suas vitrines também no ambiente online. Eles são construídos com sistemas de verificação que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez e de forma bastante segura e intuitiva. Esse tipo de site requer atualização constante da loja (incluir produtos, alterar preços, cadastrar dimensões e peso do produto para cálculo de frete, etc).
Site one-page
O que define um site one-page é que toda a informação é carregada em uma única página, à medida que o usuário percorre o conteúdo. A principal vantagem desse tipo de site é que ele funciona bem em aplicativos mobile, porque costuma levar menos tempo para carregar. Por serem bastante intuitivos, eles também são ideais para empresas que visam atingir o público mais jovem e ocupado. Ao clicar em qualquer link do menu, o site apenas rola automaticamente até a respectiva seção, não precisando carregar uma nova página.
Blogs
Os Blogs podem ser adicionais em um site dinâmico ou ser o próprio site. Em geral, blogs são sites pensados em leitores fiéis, que entram todos os dias para conferir as novidades. Eles devem sempre atacar um público-alvo e dependem completamente de seu sucesso para poder gerar alguma receita. Em geral os blogs são potenciais ferramentas de divulgação e marketing, pois conseguem convencer os clientes de forma mais sutil (com dicas, por exemplo) ao invés de um anúncio direto. O blog deve sempre se conectar com redes sociais e incentivar a navegação horizontal (fazer com que o leitor vá pulando de artigo em artigo, permanecendo o máximo de tempo online). Muitas empresas utilizam blogs para manter um relacionamento com seus consumidores de forma mais informal e criar um vínculo com eles.
Portais
Portais são agregadores de conteúdo. Geralmente, eles são construídos com todo foco voltado ao interesse do público, para que este volte a visitá-lo diariamente. É comum, por exemplo, que juntamente com seu conteúdo, os portais ofereçam diretórios para outros sites, buscadores, notícias, previsão do tempo, citações, mapas, salas de bate-papo, fóruns, e etc. Eles não têm uma função única e mudam rapidamente, de acordo com as atualizações. Exemplos: G1, Yahoo, Terra etc.
O que é site responsivo?
Sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. Além disso, os sites responsivos também podem expandir para visualizações de detalhes da página dando um zoom.
O que é template?
Um template traz toda a estrutura, diagramação e design do site, blog ou loja virtual. Alguns ainda trazem melhorias para funcionalidades de alguns itens do projeto, como sistema de comentários, carrinho de compras, ferramenta de notícias etc.
O que é favicon?
A palavra “favicon” é a junção das palavras do inglês “favorite” e “icon.” A primeira vez que um favicon apareceu foi no lançamento do Internet Explorer 5 em 1999. O favicon é uma imagem de 16 x 16 pixels no formato .ico. Quase todo site tem um favicon, independentemente da hospedagem ou da plataforma em que roda. Um favicon tem o poder de diferenciar o seu site da concorrência e torná-lo ainda mais atraente para os seus visitantes.
O que é SEO (Search Engine Optimization)?
Otimização de Sites é o conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos (não pagos) dos buscadores, como o Google, Bing, Yahoo. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).
O que é um site seguro?
É fácil verificar se o site utiliza uma conexão segura. Em caso positivo, o site terá “https” ao invés de “http” na barra de navegação, antes do endereço do mesmo. Traduzindo essa sigla para o português, temos um “protocolo de transferência de hipertexto seguro”.
O certificado SSL
Secure Socket Layer é um mecanismo de proteção padrão que garante a integridade de qualquer dado sensível trocado entre dois sistemas. Já reparou no cadeado verde ao lado do endereço? É o SSL.
Assim, no momento em que o internauta insere seus dados pessoais e bancários para concluir uma compra, esse caminho é criptografado, o que impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem o conteúdo que está sendo transmitido.
O que é um servidor?
O servidor é o serviço que diversas companhias oferecem, que pode ser gratuito ou pago (hospedagem grátis ou hospedagem paga). Este servidor é basicamente uma máquina ou computador robusto que tem os melhores equipamentos e recursos para armazenar diversos sites e deixá-los acessíveis em outros computadores. Simplificando: seu site fica armazenado em outra máquina potente por meio da rede de internet.
Fontes: Canal Ciências Criminais, E-commerce Brasil, Terra Empresas