MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO NÃO É NOVIDADE. MAS VOCÊ CONHECE REALMENTE SEU PÚBLICO CONSUMIDOR?
O pesquisador Don Tapscott subdividiu o universo dos clientes consumidores em 4 gerações (perfis):
Baby boomer,
Geração X,
Geração Y e
Geração Z.
Essa subdivisão está sendo considerada a cada 10 anos:
Os BABY BOOMERS fazem parte do contexto histórico do término da II Guerra mundial e da Guerra fria, além dos conflitos políticos ocorridos no Brasil na década de 64. São consumidores tradicionais que vislumbram a eternidade das coisas e como funcionários, almejaram construir uma carreira sólida e compromissada efetivamente com as empresas com as quais trabalhavam. Além de terem tido uma educação mais formal com a figura da autoridade no cerne familiar, transbordando para o ambiente profissional.
Os da GERAÇÃO X, vivenciaram o início das políticas do controle da natalidade, havendo um declínio do crescimento populacional. Foram os melhores educados academicamente de todas as gerações. Participaram no Brasil do movimento das diretas já, os caras pintadas, e conheceram a AIDs. Viram a tecnologia começando a ser democratizada. Por terem vivenciado todo o período inflacionário da economia brasileira, são muitos apegados aos seus patrimônios e fazem questão de demonstrar suas conquistas. São os mais velhos usuários dos computadores e da web e uma pequena parcela possui certa resistência à inovações.
A GERAÇÃO Y são os últimos filhos dos baby boomers, porque prolongaram sua juventude, além de passarem seu tempo fazendo música e atuando socialmente. Essa geração foi Influenciada pela guerra do Iraque, a vida com AIDS, Princesa Diana, Bill Clinton, Jorge Bush, Lance Armstrong. No Brasil, vivenciaram a democracia e economia aberta, a internet mais democratizada, abrindo o mundo e reduzindo fronteiras para eles. São profissionais mais focados em si e priorizam o prazer no que faz, buscam crescimento na sua carreira profissional e querem ter uma atuação mais participativa na empresa no qual trabalham. Foram os mais afetados pela mudança tecnológica e não houve tempo para vivenciar calmamente essa evolução.
Já a GERAÇÃO Z, são os considerados nativos digitais, a tecnologia é como o ar que respiram. São altamente imediatistas. Essa nova geração vem quebrando alguns ‘rituais’ de comportamento consolidados no século XX e início do XXI. Já se observa a usabilidade de várias tecnologias que fazem parte de nosso dia a dia, e que essa nova geração faz uso de forma diferenciada, tais como: Buscam constantemente atualização através das notícias quentes pela internet, geralmente, utilizam algum gerenciador de notícias para receberem de imediato. Gostam de ver e escutar o que é mais demandado na internet via podcast, Youtube e outros canais na web. Preferem assistir TV pela internet ou, no máximo, canais segmentados em TV fechada, como por exemplo, documentários, vida animal, sport e outros. A forma de utilizar o celular é diferente de seus pais: celular significa conexão e em último caso servirá para fazer ligações também. É o co-piloto de suas vidas, pois exerce funções como despertador, acesso às notícias e redes sociais, fazer compras, check-in nos aeroportos, assistir a filmes, localizador geográfico e outras funcionalidades. Não gostam de usar email e não sabem o que é postar uma carta nos correios. Eles preferem MSN, Twitter, Hangouts, Skype, Whatsapp, os inbox nas redes sociais e outras formas mais simples de comunicação. Estão dando o direcionamento do conteúdo e das tecnologias em uma teia de colaboração, realizando up e download de conteúdo: vídeos, áudio, imagem, além de terem blogs e emitirem suas opiniões sobre produtos, serviços, filmes e outras questões que consideram relevantes. São perfis que precisam ser atendidos de forma diferenciada pelas empresas, como clientes.
Apareça e CRESÇA! Virtual de A a Z
תגובות